26 de abril de 2011

Móveis Planejados-MDF ou MDP?

Colméia da Masisa, matéria prima ecologicamente correta
Prezado leitor,

Uma das maiores dificuldades para o consumidor, ainda é o entendimento sobre o tal MDF e o MDP, o que me faz recordar com muito apreço os bons tempos em que trabalhei na Móveis Rudnick. Entre minhas atribuições era a de treinar dentro das Lojas Conceito e na fábrica, lojistas, vendedores, consultores em matéria prima de cozinhas e armários planejados dos quais a Rudnick fabricava, e claro ainda produz com grande qualidade.
Ainda há informações desencontradas no mercado para o consumidor na hora de comprar seu móvel planejado; pela acirrada concorrência neste segmento, que hoje é o nicho dentro do mercado de móveis que mais cresce. Mas na hora de vender , ainda não há uma padronização da informação ao consumidor, algumas lojas dizem que o MDF é melhor  que o MDP por ser "madeira maciça", por ter a esta aparência. Ledo engano. falta mais treinamento e capacitação técnica na frente das lojas.
O MDP PREMIUM é um painel de partículas de madeira unidas por resinas especiais, em diferentes camadas, prensadas com alta pressão, e que são obtidas de madeiras de reflorestamento como o pinus, resultando em um painel de grande homogeneidade, resistência e estabilidade dimensional e densidade das camadas superficiais.. O MDF por sua vez é feito a partir da fibra de madeira. Mas isto é muito técnico, e por esta razão entrei em contato com a Finger Móveis Planejados, que me repassou através da Masisa que é uma empresa com 12 fábricas na América Latina especializada na produção e comercialização destes painéis amplamente utilizados na fabricação de móveis e para arquitetura de interiores. São painéis com ampla proteção antibacteriana ativa, possuem certificações ambientais ISO 14001 e ISO 9001 que atestam qualidade internacional.
Estes painéis são fabricados e comercializados crus (sem acabamento) ou com revestimento melamínico, também conhecido como BP(revestimento de baixa pressão) que não substituiu o AP ( de alta pressão). Esse segundo tipo de produto, bastante conhecido comercialmente pela marca Fórmica, é outra opção de revestimento, e continua no mercado. A grande diferença está no uso: MDF pode ser usinado, ou seja ser entalhado, fazer detalhes arredondados, molduras e perfis, seu emprego está diretamente ligado a detalhes nas portas e gavetas. O MDP PREMIUM é indicado no uso das, caixarias, tampos retos, divisórias, prateleiras portas retas. Portanto as duas matérias primas advém do mesmo meio: madeira de reflorestamento. Se você optar por um móvel sem detalhes curvos por exemplo, o MDP PREMIUM pode ser amplamente utilizado no seu móvel planejado.O acompanhamento de um profissional de arquitetura e decoração sempre é bem vindo para ajudar nas escolhas.

Painel Nature da Masisa revestimento melamínico que agrada os clientes.

Linha Kurve da Móveis Finger: um must
                              
Embalagem na fábrica da Masisa, competência e certificação FSC
                                          

Existem inúmeras fábricas de móveis planejados Brasil afora, a maioria com grande qualidade, mas vamos para algumas dicas: Procure aquelas fábricas com tradição e que tenham certificações ISO ambiental e de qualidade. Não se iluda quando um vendedor quiser vender um produto todo a base de MDF, que até pode ser. Ele tem o mesmo princípio do MDP, a diferença está que o MDF pode ser entalhado, usinado. Procure fábricas com revendedores sérios, ou o que é mais competente, lojas com a bandeira da marca do fabricante. O que realmente importa em um móvel planejado é a matéria prima, e o que considero um diferencial: ferragens, o que quer dizer dobradiças, puxadores, suporte de prateleiras, corrediças de gavetas. Depois do produto o grande lance está na equipe de montagem, ela que será responsável pela conclusão daquele sonho que você viu na tela do computador com o projetista na hora de fechar seu negócio. Pergunte, indague ao vendedor-consultor, referência sobre outros clientes. É uma boa maneira de você ter certeza sobre seu produto e montagem. Fábricas de móveis planejados costumam ter equipes especializadas para treinar  os consultores de venda , montadores, e área logísitca. Uma boa equipe de montagem deve carregar consigo no mínimo um aspirador de pó, usar luvas, uniforme e ferramentas específicas. Estes são indicadores de que o trabalho a ser realizado é feito com treinamento e acompanhamento da fábrica. Como trabalho há anos neste segmento, costumo observar a evolução das fábricas. A Finger Móveis Planejados possui um trabalho que vem crescendo com muita seriedade e rapidamente no Brasil;  trabalha com materiais de altíssima  performance e qualidade aliados a precisão tecnológica que se traduz no slogan da marca: "O design europeu com a precisão alemã " ponto. Não precisa dizer mais nada. 
Cozinha Gourmet Finger

Unidade Masisa em Montenegro Rio Grande do Sul


Se voce deseja mais detalhes sobre MDF e MDP acesse Masisa Do Brasil.
Acesse Finger Móveis Planejados e descubra onde encontrar os produtos em sua cidade.

Fotos da Fábrica Finger em Sarandi Rio Grande do Sul
Agradecimentos pela colaboração deste post a Móveis Finger e Lize K. Gevaerd da Contexto Comunicação e a Masisa.

A meta do marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem, que o produto ou serviço se molde a ele e se venda sozinho.          
Al Ries  
Pessoas comuns conseguem espalhar boas e más informações sobre marcas mais rapidamente que as pessoas de marketing. 
Ray Jonhson   

19 comentários:

  1. Post esclarecedor para quem quer comprar e vive fazendo orçamento. Sou de Aracajú estou fazendo orçamento na Dell anno e vou fazer na Finger!Obrigado,muitto lindo teu site!
    Andréa Texeira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Post mais que necessário p aqueles que esperam que a realização de um sonho não se torne um pesadelo na escolhas dos móveis para o atual ou futuro imóvel. Basta salientar aí a participação mais que efetiva de um profissional (arquiteto, designer e etc) que tenha capacidade de especificar no seu projeto aliando ao seu conceito técnico e estético toda a eficiência de ambos materiais MDP e MDF, algo que eu diria raro hoje em dia.
    Ótimo post!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Paulo!!

    Ótimo texto, precisamos esclarecer aos consumidores e profissionais ligados a área sobre este mito do mdf ser melhor que o mdp, que na realidade não se confirma. São dois materiais de altissíma qualidade porém para aplicações diferentes, o que não classifica um pior nem melhor.

    André S. Tavares
    www.finger.ind.br

    ResponderExcluir
  4. Arrasou, nós que projetamos sempre nos renovamos com estes post mara que vc escreve-----E viva os projetados !!!
    Guto SCA

    ResponderExcluir
  5. O Paulo tem razão, o maior problema é a falta de informação de quem deveria saber o que é cada matéria prima..o VENDEDOR, mas eles esperam cair do céu a informação e esquecem que existem pelos menos 500 paginas no google que podem tirar estas dúvidas, mas é melhor acreditar em lendas como: MDF é aprova de água e cupins...e MDP é igual ao aglomerado....

    Grande abraço e parabéns pelas informações!!!

    Luiz Carlos Ksyvickis
    Coordenador de Treinamentos
    Móveis Rudnick S/A.

    ResponderExcluir
  6. Paulo,
    Texto esclarecedor com linguagem simples e direta.
    Parabéns pelo texto!

    Camila Girão
    Finger Fortaleza

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde? Gostei muito do post, mas vale ressaltar que não é o vendedor profissional responsável para especificar o produto e sim Arquiteto e desing de interiores.
    Pois trabalho na área e a alguns meses fizemos uma palestra com o pessoal da Duratex, para os profissionais da área aqui em Manaus. E só uns 20% dos profissionais convidados e que já aviam confirmada a presença vieram.

    ResponderExcluir
  8. adorei o esclarecimento sobre o material, apesar de não ser profissional da área penso em utiliza-lo em um projeto e foi muito proveitosa a informação . valeu

    ResponderExcluir
  9. Com certeza bem interessante esta matéria. Fui fazer o projeto dos meus móveis planejados e infelizmente por concorrencia de venda um loja critica o MDF e outra critica o MDP e nós consumidores depois que compramos nos sentimos enganados sem saber em que e o que acreditar. É bom ter a informação e saber que na verdade o que vai mudar é apenas a funcionalidade de cada um, ou seja, um é mais específico que o outro para determinados detalhes. Agora esta questão das lojas ficarem inventando coisas para criticar um material ou outro, ao meu ponto de vista, perde a credibilidade na hora de comprar, afinal TODAS as lojas de móveis mesclam muito MDF e MDP aí na hora de vender criticam. Vai entender!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  10. adorei,tirei todas minhas duvidas,muito lindo!

    ResponderExcluir
  11. oi, gostaria de saber o valor do rack com painel branco da rudnik buzios com espelhos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim mas qual cidade e telefone de contato?

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  12. Rodrigo Sacramento16 de janeiro de 2013 12:56

    E pensar que eu gastei meu suado dinheirinho pra fazer um móvel projetado e esqueci de mencionar o tipo de madeira... Resultado: recebi um móvel feito de farelo de madeira, quando até compensado teria me agradado. MDP, MDF... nenhum desses lixos entra mais na minha casa. Só aceito madeira de lei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo Sacramento16 de janeiro de 2013 13:01

      ah só um esclarecimento: não me refiro ao cara deste site. Encomendei com outro fabricante, um da minha cidade. O que eu não entendo é a dificuldade dessa gente de trabalhar com madeira de verdade. Madeira, dependendo do tipo, é uma das matérias-primas mais baratas do mercado. Só que todos os projetistas pra cortar custos investem nessas porcarias à base de fibra e resina.

      Excluir
  13. Caramba !!! Tirou minhas duvidas . Faltou uma. Onde compro o mdf pela web? A única que vi que parece séria é a bhome.com.br alguem conhece ?
    Acho muito bom o mdf e achar uma loja 100% mdf e com frete grátis ainda por cima!!! Ta raro viu

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...